sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Precisamos falar sobre depressão

De vez em quando gosto de tocar em assuntos sensíveis aqui no blog.

Neste ano e meio de pandemia, perdi dois amigos por suicídio, no decorrer da minha vida, acho que devo ter perdido pelo menos uma dúzia de pessoas próximas por conta da depressão. 

Depressão é coisa séria e pode matar.


Setembro Amarelo e a Depressão

 Setembro se aproxima e é o mês que começa, aqui no Brasil, a campanha de prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo

O dia 10 desse mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e por isso é dado um enfoque maior, entretanto, é um tema que deve estar na pauta o ano todo.

Esta campanha está em vigor por aqui desde 2014, orgnizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Anualmente, em nosso país, cerca de 12.000 pessoas e, em âmbito mundial, são em torno de 800.000 tiram suas vidas e a causa principal disso a depressão, .

"A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos." (OPAS/OMS)

Segundo dados da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde) mais de 300 milhões de pessoas no mundo, entre todas as idades, sofrem desse transtorno mental na atualidade.

Outro dado importante é que é uma doença que acomete, em maior quantidade, a mulheres. 



Fonte: infográfico Amafresp

  Como posso identificar a depressão em mim ou em outra pessoa?

Primeiramente, é necessário conhecer bem a si mesmo ou ser bem próximo da pessoa que se tem suspeita, em seguida, saber diferenciar se é depressão ou tristeza. 

Observe a imagem abaixo e perceba as diferenças:



Feito isso, devemos entender que a pessoa que sofre de depressão desenvolve sintomas e estes são persistentes e vão aumentanto a intensidade com o passar do tempo.

Estes sintomas podem variar de pessoa pra pessoa, veja alguns deles:

 1. Sensação de vazio ou tristeza 

2. Falta de vontade para realizar atividades que davam prazer

3. Falta de energia e cansaço constante

4. Irritabilidade

5. Dores e alterações no corpo

6. Problemas de sono

7. Perda de apetite

8. Falta de concentração 

9. Pensamento de morte e suicídio 

10. Abuso de álcool e drogas

11. Lentidão

Como perceber a depressão em estágios da vida -  Fonte: Casule


Causas da depressão

Agora que sabemos alguns dos principais sintomas, precisamos saber o que causa a depressão e os fatores de risco.

No site do Ministério da Saúde, temos como causas da depressão fatores ligados à genética, bioquímica cerebral e eventos que ocorrem durante a vida (em pessoas predispostas).

Os fatores de risco que podem desencadear a doença são: 


  • Histórico familiar;

  • Transtornos psiquiátricos correlatos;

  • Estresse crônico;

  • Ansiedade crônica;

  • Disfunções hormonais;

  • Dependência de álcool e drogas ilícitas;

  • Traumas psicológicos;

  • Doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras;

  • Conflitos conjugais;

  • Mudança brusca de condições financeiras e desemprego.

E lembre-se: depressão não é frescura!

As pessoas têm ainda um pouco de receio de aceitarem ser portadoras de depressão, porque na nossa sociedade ainda é um grande tabu. 

Muita gente trata isso como frescura e só acredita na seriedade da doença quando o portador chega a um extremo, como, por exemplo, tentar suicídio.

Como disse lá no início desse post, em 2020 perdi dois amigos para a depressão, e não pense você que eram pessoas tristes, que viviam chorando pelos cantos. Não mesmo. Antes da pandemia elas tinham uma vida bem normal. Iam em festas, usavam as redes sociais, ficavam com suas famílias. 

Mas aí, veio a pandemia, o isolamento e muita gente não conseguiu lidar com isso, principalmente quem estava totalmente só.


Outra coisa importante é saber que uma pessoa mesmo com depressão pode aparentar estar bem e alegre, e por esse motivo muita gente não vai acreditar, porque não entende como funciona e é normal que isso aconteça.

Acho que estou com depressão, o que posso fazer para saber?

Fazendo um teste de depressão , você pode descobrir se tem os sintomas ou algum outro indicativo, mas busque sites sérios para fazê-lo e, se for confirmado, procure rapidamente ajuda profissional. 

É importante salientar que depressão tem cura, se for diagnosticada e tratada com atenção. Não ignore os sintomas, não ignore se perceber que alguém precisa de ajuda e lembre-se: depressão é uma doença grave e mata muita gente, todos os anos, como qualquer outra doença que não é devidamente cuidada.