sábado, 14 de julho de 2018

Gentileza e bom humor: quase uma questão de saúde pública

O mundo se tornou um lugar tão hostil, que gentileza se tornou um artigo de primeira necessidade, é uma arte que devemos praticar todos os dias.
Não digo que conseguimos ser gentis cem por cento do tempo, mas que é fundamental manter o controle e tentar não ser grosseiro, não devolver uma patada ou não passá-la adiante.
O mau humor faz mal pra saúde, o stress não nos dá direito de sermos grosseiros com as pessoas que cruzam nosso caminho.
A grande questão hoje, é que o mundo está cheio de muita coisa, mas falta educação. Ser cortês, MESMO. Fazer gentilezas, como dizia o poeta, assim como "gentileza gera gentileza" a grosseria também dá cria, e vai se perpetuando numa cadeia infinita.
As pessoas vão azedando, literalmente. Já olhou pra cara de uma pessoa que vive constantemente mal humorada?
Chega a amargar a alma, parece que a pessoa come merda.
E o mau humor, acredite, é contagioso.



A jornalista Leila Ferreira, escreveu sobre "A arte de ser leve", se aprofundou nos estudos da gentileza e tem teorias muito interessantes a esse respeito, e gostaria de compartilhar com você.
  • Ser leve não é viver num mundo cor de rosa, mas é carregar um pouco menos de peso na alma;
  • É praticar gentileza;
  • É ter bom humor;
  • É aprender a desacelerar;
  • É aprender a deslizar nesse mundo estressante.
Ao tentar praticar isso, a nossa saúde - e a saúde de quem nos rodeia - agradece.
Em resumo, precisamos passar por esse mundo com mais suavidade, para não sermos um peso para os outros e para nós mesmos.
Por que digo isso? 
Estamos vivendo uma epidemia de falta de educação tão grande, que quando somos gentis, ou recebemos uma gentileza, tomamos um susto.

Para finalizar, deixo frases do livro "Wonder" (Extraordinário) sobre gentileza:

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”


“Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.”


"Vamos criar uma nova regra de vida… sempre ser um pouco mais gentil que o necessário.”


"Seja gentil, porque todo mundo enfrenta uma batalha. E se realmente precisa saber como as pessoas são, só o que precisa fazer é olhar"  

(R.J. Palácio)







Nenhum comentário: