Existe uma canção que diz que "felicidade é só questão de ser".
Mas e você, o que acha? Felicidade é questão de ser ou estar?
Muitas vezes associamos nossa felicidade a satisfações momentâneas como ter dinheiro, sucesso, uma bela aparência ou status. Esse pensamento faz com que sejamos imediatistas e não encontremos em nós a felicidade que é, sim, questão de ser.
Somos felizes, embora nem sempre estejamos felizes. Te convido para uma reflexão, bora lá?
Dividi esta reflexão em 6 passos para que possamos chegar à essência do "ser feliz".
1- Olhar todas as coisas com gratidão. #agradeça
De acordo com a psicologia positiva, a gratidão é uma virtude que muda nossa maneira de enxergar a vida. Como isso é possível?
Primeiramente, devemos entender que ser grato é uma prática. Isso demanda perceber que devemos agradecer pelas coisas mínimas, como por exemplo acordar pela manhã. Parece bobo, mas lembre-se que teve gente que não acordou e que se você teve mais um dia para fazer a diferença nesse mundão, deve ser grato por isso.
Quando começamos a perceber que devemos agradecer por tudo, tudo mesmo, começamos a perceber pequenas fortunas em nossa vida e vamos abrindo nosso coração para a felicidade.
Agradeça pela sua existência, pela sua família, pelo seu lar, pelo alimento, pela água, pelos seus amigos, pelos seus bichinhos de estimação, pelos seu trabalho... enfim, por todas as coisas que você de alguma maneira possui. Pense em quantas pessoas pedem pelo que você tem e você, simplesmente não reconhece suas pequenas riquezas.
Agradeça pelo que te acontece e pelo que não te acontece também.
Vamos imaginar um cenário em que você está indo trabalhar e ao tomar uma xícara de café derrame todo o conteúdo em sua roupa e no caminho para o trabalho você encara um congestionamento longo e demore a chegar ao seu destino. Horrível isso, não?
Neste cenário você tem duas alternativas: a primeira é deixar seu dia ser estragado por esses dois acontecimentos, remoendo isso por horas a fio, e a segunda é pensar que estes acontecimentos foram pequenas adversidades e vida que segue.
Na primeira alternativa, você deu poder aos acontecimentos ruins, na segunda você entendeu que adversidades acontecem e cabe a você decidir que rumo dará ao resto da história.
Manter a positividade diante das dificuldades faz bem para a saúde.
3- Não maximize problemas e preocupações #nãosepreocupetanto
A preocupação faz parte da nossa natureza, ela nos deixa atentos, mas em excesso não nos faz bem, como tudo na vida.
Certa vez, num coaching de liderança que fiz, o treinador disse que apenas 5% das nossas preocupações se tornam problemas de fato.
No livro "Como Lidar com as Preocupações: Sete Passos para Impedir que Elas Paralisem Você", o autor Robert L. Leahy, afirma que os preocupados sempre estão esperando os piores cenários e não conseguem ver as possibilidades para resolução dos problemas e afirma ainda que 85% das nossas preocupações não se concretizam.
Quando nos preocupamos demais deixamos de viver o momento presente, dormimos mal, ficamos de mau-humor, adoecemos o corpo e com todos esse fatores fica realmente difícil ser feliz.
Ouça a canção de Bobby McFerrin "Don't worry, be happy" e faça disso um mantra.
4- Esteja junto das pessoas que te fazem bem e se afaste de pessoas tóxicas #qualidadedosrelacionamentos
Socializar ainda é uma das melhores coisas que existem na vida. O homem é um ser social, já dizia o filósofo grego Aristóteles.
Mas qual tem sido a qualidade dos seus relacionamentos?
Observe as pessoas que você considera que são felizes e como são seus relacionamentos interpessoais.
Relacionamentos profundos, sejam de amor, amizade, familiares e profissionais, são considerados a forma mais segura de ser feliz, segundo o documentário Happy
Fortaleça seus laços afetivos com quem realmente vale a pena.
Evite estar perto de pessoas que sugam sua energia, as ditas pessoas tóxicas, ou seja, pessoas "reclamonas", pessimistas, superficiais, que sempre esperam pelo pior e que só pensam negativo sobre tudo.
Lembra da hiena Hardy do desenho animado e seu bordão? "Oh céus, oh vida, oh azar!"
As pessoas tóxicas agem muito como ela. Não seja essa pessoa.
Quando buscamos melhorar enquanto pessoas, isso é chamado de crescimento pessoal a primeira coisa que devemos buscar é o autoconhecimento, ou seja, saber quem somos.
Isso implica em saber lidar com as nossas emoções, com a forma como elas influenciam em nossa vida e ter consciência de quem somos e o que precisamos melhorar em nossa personalidade.
Quem pensa que não tem nada para melhorar, não se conhece de verdade.
Depois de praticar o autoconhecimento, você irá se deparar com coisas que não vai gostar em si mesmo e aí é hora de pôr em prática sua autoaceitação, isto é, abraçar quem você é. Suas qualidades, seus defeitos, sua luz, sua sombra...
Quando não aceitamos quem somos negamos a realidade e entramos numa crise existencial que nos leva a consequências graves, como a depressão, por exemplo. E não dá pra ser feliz desse jeito.
E falando em saúde e bem-estar chegamos ao autocuidado que engloba vários fatores como cuidado com o corpo, com a mente e com a espiritualidade (ninguém aqui falou em religião).
Juntei os 3 neste tópico porque todos são importantes e estão interligados entre si. Podemos aprender muito sobre esses temas através da leitura e de sites e canais voltados para esses temas. Um canal que eu gosto muito é o Seja uma pessoa melhor do YouTube. Os vídeos são curtos e você pode só ouvir enquanto faz suas coisas.
Chegamos ao último passo, que é a conexão com algo maior que nós.
Quando percebemos que há um propósito grandioso por trás da nossa existência, que podemos contribuir para a melhoria do mundo, que temos uma ligação direta com a mãe natureza e com o universo, começamos a nos sentir parte de um todo.
Para nos conectarmos com o ele, precisamos nos desconectar de algumas coisas: internet, pessoas, bens materiais, mídias... para apenas sentir a nossa presença na Terra.
Pense em quando seus pés tocam a areia da praia e o bem-estar que aquilo te traz, ou quando você sente o cheiro da terra molhada de chuva, ou do café novinho saindo da cozinha... (bom, né?)
Em momentos assim apenas SINTA.
Ninguém é feliz o tempo todo
É certo que em alguns dias não estaremos felizes, porém isso é um estado e não uma condição permanente.
Acontecimentos vão nos abater, mas não podem se tornar o centro da nossa vida.
Podemos e devemos viver os momentos de tristeza porque somos humanos, e tá tudo bem ficar triste por alguns dias, só não deixe que a tristeza se torne uma doença.
Deixo essa reflexão para você e termino com uma pergunta:
E aí, você é feliz?