quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Aja com entusiasmo e...

... será um entusiasta!

Ganhei o prêmio do entusiasmo num coaching que fiz há quase dois anos, e colei o adesivo na minha geladeira, para ler sempre que chego perto.
Imaginem uma professora sem entusiasmo?!

Quando entrei nesse treinamento, parecia que tudo em minha volta estava prestes a desmoronar... tudo estava dando errado e eu me encontrava desanimada. Esses males todos começaram a se externar, e cheguei no mais alto grau de stress que me foi possível.

E todo esse processo foi muito válido para tudo que eu tenho feito e conquistado de lá pra cá.
Mas não é esse o tema deste post.

No dia da palestra sobre o entusiasmo, me lembro exatamente do palestrante nos contar algo sobre a origem da palavra  entusiasmo e contar uma história muito interessante que, recentemente, encontrei no site da Canção Nova  que falava sobre a origem do desânimo, uma leitura muito válida, diga-se de passagem.

Se você buscar a palavra entusiasmo além do dicionário, vai encontrar a origem da palavra muito relacionada a divindade (do grego en + theos, literalmente 'em Deus').

Na história que eu ouvi, o palestrante disse que o Diabo ficava intrigado por não conseguir tirar o entusiasmo das pessoas, apesar de suas inúmeras tentativas, ele nunca obtinha êxito. Apesar de eu não acreditar nele, o Coisa ruim, aquelas palavras fizeram muito sentido pra mim.
Imagine que dentro de você exista uma centelha, vamos chamar isso de entusiasmo, ela está lá, dentro do seu coração, um fogo fraco, mas que nunca se apaga, porque o alimento dessa chama é sua ligação com uma força superior, que eu chamo de Deus, mas que tem diversos nomes em outras crenças.
Pois bem, ela não se apaga, porque é a nossa ligação com ele. O mal, tenta apagar essa chama e, como não consegue, a ofusca, com doenças, problemas, obstáculos e mais obstáculos para desviar a nossa atenção.

Por que não conseguimos nos entusiasmar, como quando éramos crianças? 
Porque ser entusiasmado é ser otimista, é acreditar que tudo vai dar certo, e, que se não der, mesmo que percamos nossa paciência, tentaremos até que dê, e ainda assim, se não conseguirmos, tentaremos uma outra forma de chegar àquele objetivo. 
Devemos aprender com as crianças, sermos otimistas, não desanimarmos diante das dificuldades. Desânimo significa "sem alma"  e sua alma é aquela centelha que precisa ser alimentada para que você possa transpor a barreira dos problemas que tiram seu brilho interno.
Não deixe a chama se apagar. 

Nenhum comentário: