domingo, 15 de julho de 2012

PALAVRAS QUE EU GOSTO I - Caminho

Resolvi que no mês de Julho, vou escrever algumas palavras que gosto e tecer algum comentário sobre ela.
Começo a série palavras que eu gosto com o tema CAMINHO.
Do dicionário:
 CAMINHO: S.m.(o) 1. Qualquer faixa de terreno ou espaço aberto, destinado ao trânsito de pessoas ou de veículos. 2. Destino. 3. Fig. Modo. 4. Tendência. 5. Extensão que se percorre caminhando. 6. Tempo gasto para andar. 7. Rumo marítimo. 
8. Rapidez.

Quando eu era criança ainda me apaixonei por essa palavra, quando li aos 8 anos o poema do Drummond. No meio do caminho.
Agora adulta o poema de Antônio Machado que gosto muito e que pra mim é a melhor tradução para essa bela palavra.


"Caminante, son tus huellas
el camino, y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante, no hay camino,
sino estelas en la mar.

Caminhante, são teus rastos
o caminho, e nada mais;
caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.
Ao andar faz-se o caminho,
e ao olhar-se para trás
vê-se a senda que jamais
se há-de voltar a pisar.
Caminhante, não há caminho,
somente sulcos no mar."
Cada ser humano ao nascer é como se fosse colocado à frente de um caminho e cabe a ele traçar o roteiro.
Seu caminho ao longo do tempo, se cruzará com outros. Por um tempo seguirá lado a lado ao caminho de alguém. Paralelamente. Mas nunca o mesmo caminho.
O sonho de cada um é que seu caminho e o do outro andem na mesma direção. Mas nem sempre é assim que acontece. 
Alguns caminhos se separam na curva. Não podemos forçar ninguém a trilhar o nosso caminho.
Há muitas pedras no caminho. Fernando Pessoa as guardava para construir um castelo. Quando eu era adolescente guardei comigo algumas citações de que as pedras do caminho podiam ser degraus.

1- "Não são pedras no caminho, são degraus. Deus não quer te derrubar, quer te ensinar a subir."
2-"Os desafios podem ser os degraus numa escada, ou pedras no caminho. Isso depende de como encará-los."

Desconheço a autoria de ambas, mas me serviu de base para trilhar o meu caminho.
Espero que sirva de base para alguém continuar a trilhar o seu. 


Uma coisa eu sei, o caminho é longo e pode ser bonito, depende do que você semear durante a passagem. 
Outra coisa eu sei: Ninguém disse que seria fácil. 
Então... Keep Walking. 

Um comentário:

Elaine disse...

Como é bom começar o dia lendo algo assim amiga! Não basta ser lindo,tem que nos fazer repensar a forma como encaramos a vida. E é exatamente isso que acontece quando leio seus posts. Já tava com saudades. Bjos