terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gentileza gera Gentileza




" ESTE E O PROFETA GENTILEZA GERA AMORRR / MEUS FILHOS ANUNCIAIS UNS AS OUTROS QUE DEUS NOSSO / PAI GENTILEZA E A NATUREZA NOSSO DONO CRIADORR / ELE NÃO VENDE TERRAS NÃO COBRA PARA NOS DAR ALIMENTACÃO / ESTA LUZ DO MUNDO QUE E A NOSSA VI-DA E DE TODOS SERES / VIVENTES E DE GRACA NÃO COBRA NADA O! DESTRUIDORR DA / MENTE CEGA SURDOS DESTROI O AMORRR DA HUMANIDADE E / OBRA DO CAPETA DOS FILHOS HOMENS PECADO CAPITAL FAZ / O DIABO DEMONIO O MARGINAL AI OS FILHOS DE DEUS VIVEM MAL / DE SETUACÃO E DE MALDADE CAPITALISMO SATANA EM 2000 PERDE / S O MANDATO POR JESUS DISSE PROFETA GENTILEZA AMORRR PAZ" (Poema do Profeta Gentileza - O mesmo que escreveu a frase que dá título a esse post e criador da imagem da foto acima)

Como foi prometido há quase uma semana, fiquei de escrever pelo menos dois posts a respeito da palestra de Leila Ferreira, no evento Sempre um Papo, ocorrido na Prefeitura de Betim.
Leila veio para contar um pouco sua história de vida e falar sobre seu livro A Arte de Ser Leve.
E foi realmente com muita leveza que eu e minha amiga Mércia Bueno nos deleitamos com os ensinamentos e vivências de Leila.
"Gentileza é qualidade de vida. Por um motivo simples a vida é feita de relacionamentos. Vive melhor quem tem competência para se relacionar e faz parte dessa competência tratar o outro com civilidade E RESPEITO.Estique o braço para os lados para cima e para baixo.É nessa área que você deve atuar. Crie harmonia e beleza em seu entorno basta que cada um cultive gentileza em seu palmo de terra" (Leila Ferreira - A arte de ser leve) .
Hoje vou falar a respeito de Gentileza.
Para ser gentil é preciso leveza de espírito.
Nossa vida hoje é tão corrida... Mal temos tempo de tomarmos um café da manhã com tranquilidade, almoçarmos junto de nossa família.
São tantas demandas que nos esquecemos de ser gentis.
E as pessoas em geral também se esquecem. 
Gentileza gera gentileza?
Nem sempre. As vezes é muito mais fácil ser grosseiro com as pessoas, é muito mais fácil revidar um mau trato do que responder com cortesia.
Quando somos gentis, esperamos pelo menos que sejam gentis de volta. Não é mesmo?!
Experimente um dia sair na rua e ser amável sorrindo e cumprimentando ilustres desconhecidos e depois contabilize quantos sorrisos você vai ter de volta. Não se espante se o saldo for zero.
Me lembro de uma vez que fui fazer uma caminhada e pensei: "Hoje vou dar bom dia para todas as pessoas que passarem por mim...."
A grande maioria delas se assustou comigo.
Pouquíssimas responderam.
Desanima, sim, não nego. Mas nunca vou deixar de ser simpática e gentil porque as pessoas não querem ser.
Quantas vezes você já deu bom dia para a caixa do supermercado e ela não respondeu, ou algumas vezes ela sequer olhou para você?
O mundo é um lugar duro, mal educado, mal humorado... 
Por que eu não tenho carteira de motorista?
Porque não sei lidar com a burrice e a falta de educação no trânsito.
Tenho medo também, porque sou meio pavio curto.


Mas quando ouvimos pessoas feito a Leila Ferreira falando com uma voz doce e um sorriso sempre pronto para as adversidades, vemos que o mundo ainda tem jeito e que ser leve é realmente uma arte.
Que não é para qualquer ser humano praticar, infelizmente.
O mau humor é contagioso.
E como seres humanos que somos, algumas vezes acabamos desistindo de ser bons, porque é muito mais fácil sermos maus e sempre esperamos algo em troca.
Para o mal, infelizmente, estamos sempre preparados.

"Pessoas felizes não são pessoas que não tem problemas. São aquelas mais preparadas para enfrentá-los porque geralmente tem bom senso e resistência capacidade de tolerar frustrações. Investir na estrutura emocional e investir na felicidade. A competência para conviver pode ser um grande aliado da felicidade. A arte de viver bem que inclui a competência para se relacionar com os outros deveria ser ensinado nas escolas. Só é feliz quem souber reciclar suas tristezas." (Leila Ferreira - A arte de ser leve)

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente na maior parte das vezes é complicado ser gentil!!O negocio é tentar ser gentil pelo simples fato de ser gentil,pq se esperarmos alguma coisa ou gesto em troca...poderemos ficar insuportavelmente grosseiros com as pessoas.
Stay Heavy!!!
Hudson Fernando.

Clarisse Reis disse...

A gente não perde nada em ser gentil com as pessoas.
" Um sorriso custa muito pouco e ilumina a alma."
Tenho mania de sorrir pras pessoas na rua e acredito muito que ha muita gente que precisa apenas de um sorriso pra reacreditar na vida. Meio " profundo" isso, mas veradeiro tb.