domingo, 20 de novembro de 2011

Almas gêmeas (!) (?)


Desde menina acredito que temos almas gêmeas, ou almas irmãs.
Não me refiro somente a uma pessoa companheira a quem devotamos o nosso amor, nos casamos e constituímos família.
Sou uma tola romântica, confesso, sempre busquei minha metade da laranja.
E confesso também, que encontrei umas quatro durante a vida toda.
E que me fizeram me sentir plena e depois se foram. 
Na hora certa.


Apesar de ser esse o tema do post, falo também dos amigos: aqueles que consideramos irmãos que a vida coloca em nosso caminho durante nossa passagem por este planeta, para que possamos tirar algum aprendizado.
Eu em minha curta vivência, conheci almas gêmeas e com elas aprendi muitas coisas.
Porém algumas pessoas marcam e se tornam mais importantes em nossa vida.
Elizabeth Gilbert (autora do best-seller Eat, Pray, Love) diz que  "As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo, e depois vão embora."
A pessoa que nos revela e a qual me refiro nesse post é aquela que quando você encontra, parece que já conhece desde sempre. 
E, no primeiro instante, nos sentimos tão atraídos que parece que alguma coisa em nós passa a fazer sentido, ou se complementa.
Como se fosse uma extensão de você. Se é que me entende.
 

É alguém a quem você não tem vergonha de se mostrar, de ser naturalmente você mesmo e que te deixa totalmente à vontade. 
Alguém que você não imagina como chegou até aqui sem ter encontrado antes.
E você pode junto dela viver uma linda história, ou uma grande descoberta de si mesmo, talvez vocês possam viver juntos e envelhecer lado a lado. 
Por que não?


Mas a função de nossas almas gêmeas, na verdade, é nos mostrar onde temos que mudar ou melhorar por assim dizer.
Como na citação de Liz, é nosso espelho, é onde podemos nos ver  e encontrar o que fazemos de errado e de certo e inconscientemente tratamos como gostaríamos de ser tratados.
E há reciprocidade: Ela corresponde às nossas demandas, ou pelo menos tenta, e nós igualmente tentamos corresponder às dela.
Um encontro de almas desse porte é esplêndido.
Há uma completude de sentimentos, amor, carinho, pensamentos e as maravilhosas sensações físicas que só as almas gêmeas podem nos trazer com um simples abraço ou até mesmo o mais sincero sorriso.
Liz Gilbert está certa...
As almas gêmeas são as pessoas mais importantes que passarão pela nossa vida, as quais amaremos muito num curto espaço de tempo e as quais sabemos que tem como função nos presentear com descobertas e aprendizados.
Mas que cedo ou tarde terão que ir e ensinar a outras pessoas, assim como nós também teremos. 
Algumas ficarão por um tempo curto, mas vão nos revirar como só os furacões são capazes de fazer.
Outras vão chegar com sua doçura e ficar um tempo longo, talvez até o último dia de nossas vidas. 
Vai saber?

Como acreditar na história de que só temos um amor na vida, ou ainda que só amamos uma pessoa por vez?

Nosso coração tem uma infinita capacidade de amar e o do outro também.
E ao mesmo tempo. 



5 comentários:

Anônimo disse...

Olá,Chris,

Sei exatamente do que voce está falando aqui, pois encontrei a minha, a única e especial Alma Gêmea.Só temos uma alma gêmea, as outras são almas companheiras, colegas de jornada que se ajudam mutuamente. Gostaria que voce me enviasse um email para falarmos melhor sobre isso! tmr_rodrigues@hotmail.com
Um abraço e obrigada

Mércia Araújo disse...

Lindo o texto Chris! Você conseguiu definir bem o que é uma alma gêmea. Principalmente quando diz que quando elas se encontram há uma completude de sentimentos... Sempre vale a pena acreditar!

Chris disse...

OBRIGADA PELA VISITA E PELOS COMMENTS.

Clarisse Reis disse...

Gente que acredita em alma gemea... #SouDessas

E quando vc diz que é aquela pessoa que a gente não tem medo de se mostrar e etc etc eu acredito muito nisso.

Teresinha Cardoso disse...

Que lindo isso tudo que você diz aqui!! Eu, particularmente não acredito em "almas gêmeas", mas em almas que simplesmente estão em sintonia desde sempre e podem entrar e sair das nossas vidas , sem ter a obrigatoriedade de se justificarem o tempo todo... Penso mesmo é que precisamos estar atentos aos recados que a vida nos envia. Muitas "almas gêmeas" podem passar pela nossa história sem que percebamos a sua presença... Acho que isso acontece porque no momento exato em que aparecem, nós estamos ocupados demais para colocar a nossa alma na mesma frequência... E aí perdemos para sempre a sintonia... Mas o importante da vida é fazer dos encontros que temos ,oportunidades para melhorar tanto o outro como a gente mesmo.Inventar ternuras para tornar esses momentos mais delicados e significativos. Um beijo grande no seu coração.
Teresinha Cardoso