domingo, 28 de agosto de 2011

3 coisas que me fizeram refletir essa semana...


(V.I.D.A. = Variações Infinitas de Detalhes e Acontecimentos)

Interessante como algumas coisas que acontecem com a gente estão intrínsecamente ligadas.
Essa semana duas conversas e a liturgia da missa de hoje me fizeram refletir sobre as minhas atitudes que já melhoraram muito, diga-se de passagem, nos últimos dias, meses, anos...
Eu acredito veementemente que a vida não tem o menor sentido se não a vivemos em constante evolução. 
Se não pudermos mudar nossos pensamentos e atitudes para tirarmos melhor proveito dela, de que vale a experiência de existir?

Em uma de minhas sessões de terapia, conversei com Aline sobre o grande vazio que existe dentro de mim e que nada preenche.
Essa incompletude que a maioria dos seres humanos sente,  que nos consome diariamente, sempre que vacilamos em deixar que um pensamentozinho  torpe nos estrague o dia.
Quando voltei ao trabalho, depois da conversa, fiquei chateada e sentindo uma deprê que sinto sempre que não consigo abraçar o mundo com as mãos.
Uma sensação de incompetência, impotência e mais outras i-monte de coisas que deixam a gente no chão.
No dia seguinte, meu  amigo Thiago Barrez (que apesar de conhecer há pouco tempo, posso afirmar categoricamente, ser uma das melhores pessoas que conheci na vida, em matéria de grandeza de alma) me falou uma coisa que me fez pensar muito sobre tudo o que já vinha refletindo, cá com os meus botões, mas que, depois de ouvir seus carinhosos conselhos,  acordei de vez para uma grande verdade.
O que mais me marcou de todas as coisas boas que ele me disse foi: "esse vazio que você tem aí é perfeito para Deus, deixe que ele preencha"...

(Smile inspirado no Thiago, rss...)

Sempre ao me deitar e ao levantar agradeço a Deus por tudo o que tenho e peço a Ele que me ajude a cuidar da minha saúde pois não preciso de mais nada.
Tenho dois filhos lindos e perfeitos, uma família maravilhosa, amigos sensacionais, dois empregos que eu amo e tudo o que necessito em termos materiais para viver. 
Então, não tenho direito de reclamar de nada, pois Deus me dá mais do que eu mereço até...
Milhares de pessoas no mundo sonham com o necessário para ter uma vida digna, enquanto eu fico aqui deprimida por sei lá o quê.

Na liturgia da missa de hoje foi lida uma passagem do livro de Jeremias 20, 7-9: 

7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.
8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.
9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar. 

Seguida por Romanos 12,1-2

1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. 
2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. 

A ficha terminou de cair. 
Quem disse que servir a Deus e ter fé é tarefa fácil? 
Quem disse que abrir mão da própria vida para servir ao próximo é confortável?
Deixarei que Deus me seduza ainda mais, transformarei o mundo num lugar melhor à minha maneira. 
E viverei segundo os dizeres do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, renovando minhas atitudes para tentar entender qual a vontade de Deus em minha vida, o que O agrada e o que é perfeito aos Seus olhos.
Amando a mim e ao meu próximo de maneira igual. 
Seguindo a lei universal "Não faça aos outros o que não quer que façam a você"

Fui criada na religião Católica, me sinto bem, mas não me sinto completa. Sempre achei muito mecânicas as missas.
Já busquei outras igrejas cristãs e acabei voltando, numa noite de Natal, sendo tomada por uma emoção descomunal, já que finalmente compreendi o sentido que havia em tudo aquilo que há na  Santa Ceia, o maior presente que Jesus nos deixou: a Comunhão.
Confesso também que o Espiritismo de Alan Kardec me atrai bastante.
Sinto como se o Catolicismo fosse o meu pão e o Kardecismo fosse o recheio que o completa, se é que você me entende...
Todavia,  em minha opinião, o objetivo de todas as religiões do mundo é nos aproximar de Deus. Seja ela qual for.
Algumas de maneira mais radical, outras de maneira mais livre.
Com certeza em alguma delas você que me lê se encontrará.
Basta que abra o seu coração para Deus.

Vivemos num mundo onde não aceitamos perder.
Onde vemos todos os dias pessoas que matam por nada, que se apoderam do que é do outro, que só querem ter e esquecem de ser, que são más.
Ser mau é muito mais fácil, pode ter certeza
Citando mais uma vez o Thiago: "O mundo é cheio de pessoas ruins, eu escolhi ser bom".
Eu também escolhi ser boa, mesmo sendo muito mais difícil, eu adoro desafios.

Contemplemos a vida que é uma dádiva. 
Um presente diário. 

Existe um pensamento desses bem clichês que diz: 

"Ontem é História, amanhã é mistério, hoje é uma dádiva é por isso que se chama presente."



Por isso hoje quando acordei, contemplei o céu lindo e azul de inverno, correndo senti o vento no rosto e respirei ofegante o ar que entrava pelos meus pulmões. Viver é um milagre diário.

4 comentários:

MahAraujo disse...

Uma palavra para esse post, amiga: ESPETACULAR! Arrepie ao ler! A vida realmente é um desafio diário e uma dádiva que Deus nos permite viver! =)

Chris disse...

Marcinha, obrigada pelo apoio, mas tive vontade de escrever sobre as experiências da última semana... Que bom que gostou minha amiga.

Clarisse Reis disse...

Fazer experiências com o ressuscitado é algo único e a melhor coisa que se pode fazer na vida! Nunca desista do evangelho, e a cada dia o amor do Senhor vai se tratar de preencher este vazio instalado em você. Já está no caminho certo: permitir que o evangelho entre no seu coração.
Zabençoe!

Peninha disse...

Chris, hoje que é um presente, te digo: "Não andeis ansiosos e procupados por coisa alguma, disse Jesus" e acrescento, e nem com seu vazio, pois ele é como disse seu amigo, o lugar de Deus.Aprenda apenas a trabalhar descansada em Deus, pois Ele é o começo, meio e fim de todas as coisas.Esse é o seu trabalho: descansar em Deus, esperando sempre Nele, e mantendo uma boa atitude , enquanto espera em Deus. Bjos