quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os meus 7 pecados capitais - Capítulo VI - A Soberba

VANITAS,VANITATES: VAIDADE DAS VAIDADES
A soberba, também conhecida como vaidade, tem duas faces. A do gostosão e a do pobre coitado.
Engraçado, não?
O soberbo gostosão é aquele que se acha 'o melhor', ninguém é páreo para ele, não admite perder, é o mais bonito, o mais poderoso, o pavão.
"O soberbo quer sempre estar no topo.Não pode viver sem platéia.O orgulho e a presunção não são  sentimentos apenas humanos.Os deuses e as religiões também são presas deles;quando se proclama “Eu sou o Deus Único”, também não é presunção?ou “Eu sou o povo Eleito”,também não é? Nossa civilização está calcada no orgulho e na presunção;não aceita competidores;não tolera dissidentes;por isso tende a ser destruída." (http://www.artigonal.com/meditacao-artigos/os-sete-pecados-capitaisa-soberba-514467.html)
O soberbo gosta de escarnecer dos outros, apontar as fraquezas alheias, mas no fundo é ele o fraco, sente prazer ao tentar diminuir o outro, e tem orgasmos múltiplos quando consegue fazê-lo.
Essa semana paguei pela minha soberba. Achei que me garantisse, dominasse a matéria que estudei na faculdade, a bendita Língua Portuguesa e deixei de lado os estudos. Moral da história, me ferrei. E só nela eu me ferrei.
Talvez se eu tivesse tido a humildade de achar que não sei tudo, tivesse me saído melhor...
O avesso da soberba, é o coitadinho, que nada mais é do que o soberbo mais ordinário e cretino que existe.
"È  o pobre soberbo,que não aceita ajuda, que ostenta sua miséria como um galardão,para ser admirado pelos outros e citado como exemplo: -Vejam como ele é,tão íntegro! dizem todos;pois é isso que o falso soberbo quer,admiração.Assim,fingem ser mais ignorantes do que são,ostentam uma falsa humildade,depreciam-se sempre para serem elogiados,orgulhosos dos seus dotes,subservientes,ás vezes,cabisbaixos,sempre;porém,queimando interiormente,invejando os mais afortunados,não raro tentando prejudica-los; esses, fazem as delicias dos escritores; é a criada d’O Primo Basilio, é a Prima Bette, da Comedia Humana, é o Iago,de Otelo..."
Essa sou eu. A pessoa mais soberba do mundo (por me sentir a mais soberba do mundo, pode-se notar o tamanho de minha pretensão). Porque sou uma mistura da gostosona com a pobre coitada.
Mas eu admito, o pior são as pessoas que insistem sempre em ser as vítimas de todas as situações, a estas meu eterno desprezo.

Nenhum comentário: